Mestrado Profissional

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

PESQUISA METODOLÓGICA E MODELOS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E PRODUTOS (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Bases epistemológicas e éticas da Tecnologia. O processo de desenvolvimento de projetos e produtos em análises clínicas: o projeto, a produção, a validação, a aplicação e o registro. Tradução do conhecimento e Pesquisa translacional. Análise crítica dos estudos em saúde e a utilização da pesquisa na prática gerencial, educacional e assistencial

 

BIOÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS E ANIMAIS (3 créditos, 45 horas)

Ementa: A disciplina aborda definição, histórico, princípios da bioética, bem-estar animal e experimentação científica. O objetivo principal da disciplina é conscientizar o estudante sobre os limites éticos da experimentação de modo a não desrespeitar o bem-estar animal nem transgredir os princípios humanitários. Ao longo da disciplina são abordados os requisitos éticos e legais necessários à pesquisa com seres humanos e animais. Para fomentar as discussões sobre os temas abordados são utilizados vídeos, artigos publicados em veículos de comunicação de massa e artigos publicados em periódicos científicos.

 


TÓPICOS ESPECIAIS EM DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS I- INFECÇÕES BACTERIANAS HUMANAS
(3 créditos, 45 horas)

Ementa: O conteúdo programático da disciplina Bacteriologia visa a atualização do diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas de origem bacteriana para que o aluno possa conhecer as principais características das infecções bacterianas como agente etiológico, patogênese, diagnóstico laboratorial, epidemiologia e tratamento. Programa teórico 1. Princípios gerais de Diagnóstico Microbiológico 2. Diagnóstico laboratorial de Infecções de Partes Moles: Abscessos, Exsudatos e Outros 3. Diagnóstico laboratorial de Infecções do Sistema Urinário 4. Diagnóstico laboratorial das Meningites Bacterianas Agudas 5. Diagnóstico laboratorial de infecções associadas ao sistema reprodutor 6. Diagnóstico laboratorial de Micobactérias: Tuberculose e Hanseníase Programa laboratorial (prática) 1. Diagnóstico laboratorial de Infecções de Partes Moles (Cultura, Isolamento e Identificação de Cocos Gram positivos); 2. Diagnóstico laboratorial de Infecções do Sistema Urinário (Prova de identificação de Bacilos Gram negativos); 3. Diagnóstico laboratorial das Meningites Bacterianas Agudas (Visualização e interpretação de lâminas de MBA); 4. Diagnóstico laboratorial de infecções associadas ao sistema reprodutor (Bacterioscopia de conteúdo vaginal e secreção uretral, Visualização e interpretação de lâminas de conteúdo vaginal e secreção uretral); 5. Diagnóstico laboratorial de Micobactérias: Tuberculose e Hanseníase (Visualização e interpretação de lâminas de BAAR).

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (4 créditos, 60 horas)

- Participação em Eventos

- Treinamentos Didáticos

- Publicação de Artigos, Patentes

- Registros em Sistemas de Informação

- Trabalhos Técnicos

- Estágios Avançados.

 

 

2. Disciplinas optativas

 

Diagnóstico Laboratorial de Erros Inatos do Metabolismo (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A presente disciplina abordará procedimentos laboratoriais envolvidos no diagnóstico dos erros inatos do metabolismo (EIM) e na implantação de controle de qualidade em laboratórios de instituições públicas e ligadas ao atendimento em genética clínica no SUS. O pós-graduando estará diante do reconhecimento destas práticas laboratoriais e de como elas podem ser agrupadas na tabela de procedimentos laboratoriais do SUS, fortalecendo o diagnóstico de doenças genéticas, como os EIM, no Brasil. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) implantou a RDC No. 302 (13/10/2005) para a necessidade de normalização do funcionamento do Laboratório Clínico e Posto de Coleta Laboratorial e a relevância da qualidade dos exames laboratoriais para apoio ao diagnóstico eficaz. Além desta questão legislativa, o pós-graduando verificará como a investigação laboratorial de EIM perpassa por uma série de fatos que por vezes atrasa ou dificulta o diagnóstico e o monitoramento destas doenças. Protocolos técnicos diferentes para a mesma análise de um metabólito ou enzimas, tratamento estatístico, número amostral insuficiente, instabilidade das propriedades físico-químicas das amostras biológicas, temperatura e tempo de armazenamento, infra-estrutura limitada, condições climáticas, interferências, podem dificultar a precisão do diagnóstico laboratorial.

 

Tópicos de Interferências Medicamentosas em Exames Laboratoriais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Apresentar as principais interações medicamentosas resultantes de efeitos de fármaco e seus metabólitos tanto de caráter fisiológico - in vivo-, quanto analítico in vitro que pode interferir significativamente nos resultados laboratoriais e consequentemente a conduta equivocada de diagnóstico. 1-Introdução: Processos de interferência em exames laboratoriais, 2- Interferência medicamentosa em exames do perfil hepático, 3-Interferência medicamentosa em exames do perfil lipídico, 4-Interferência medicamentosa em exames do perfil glicídico, 5-Interferência medicamentosa em exames do perfil tireoidiano, 6-Interferência medicamentosa no sistema eletrólitos-íons, 7-Interferência de plantas medicinais e fitoterápicos em exames laboratoriais – considerações gerais.

 

Tópicos Especiais em Biossegurança (3 créditos, 45 horas)

Ementa: A disciplina aborda o estudo da Biossegurança e suas aplicações no campo do diagnóstico laboratorial.  

 

Bioética em Pesquisa com Seres Humanos e Animais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: A disciplina aborda definição, histórico, princípios da bioética, bem-estar animal e experimentação científica. O objetivo principal da disciplina é conscientizar o estudante sobre os limites éticos da experimentação de modo a não desrespeitar o bem-estar animal nem transgredir os princípios humanitários. Ao longo da disciplina são abordados os requisitos éticos e legais necessários à pesquisa com seres humanos e animais. Para fomentar as discussões sobre os temas abordados são utilizados vídeos, artigos publicados em veículos de comunicação de massa e artigos publicados em periódicos científicos.

 

Hematologia Clínica e Laboratorial (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Principais exames em Hematologia. Causas mais comuns de erro do hemograma. Diagnóstico diferencial das anemias. Coagulopatias: correlação clinico-laboratorial. Exames de medula óssea.

 

Parasitologia Clínica e Laboratorial (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecer o conjunto de parasitos e vetores responsáveis por doenças parasitárias, que coexistem, no universo amazônico e no Brasil, identificando pontes e lacunas que implicam na elaboração de um diagnóstico assertivo Experimentar e experienciar a capacidade de agregar novas metodologias de trabalho consistentes com o intuito de produzir uma análise focalizada, recorrendo a diferentes recursos, disponíveis de forma gratuita na internet, num exercício que incida sobre esta área integrada de conhecimento, além de relacionar a patologia associada ao agente parasitológico ou ao vetor. Elaboração de protocolos, relatórios e produtos técnicos em parasitologia. Avaliação de eficácia, acurácia e interpretação dos exames laboratoriais em parasitologia.

 

Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: termos de aplicação prática na realidade de cada aluno: I) Anatomia e fisiologia dos processos científicos e tecnológicos; II) características e construção da questão de pesquisa; III)Formulação de hipóteses e caracterização de variáveis; IV) estratégias para desenho amostral; V) análise de dados e testes estatísticos paramétricos e não paramétricos; VI) Estudos experimentais: aplicabilidade para a prática profissional e para as decisões em saúde; Pesquisa metodológica: um caminho para a produção, desenvolvimento, validação e aplicação de tecnologias com foco na inserção social e no mercado de trabalho.

 

Processos e Protocolos no Diagnóstico Laboratorial de Bioquímica (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Fundamentos de bioquímica básica e metabólica; Instrumentação em bioquímica. Fisiopatologia e diagnóstico laboratorial de doenças metabólicas; Controle de qualidade em bioquímica clínica; Métodos de validação de kits de diagnósticos em bioquímica.

 

Técnicas de Biologia Molecular Aplicadas ao Diagnóstico Infecções e Doenças Humanas, Veterinárias e Zoonoses I (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Teórico: A descoberta do DNA – Replicação, mutação e reparo do DNA – O código genético- Transcrição, tradução Tecnologia do DNA recombinante e suas aplicações. Técnicas de Biologia Molecular I - PCR, PCR-RFLP, qPCR, Sequenciamento de Sanger Diagnóstico de doenças genéticas Diagnóstico de Doenças infecciosas Prático: Extração de DNA genômico / Quantificação PCR/ PCR-RFLP/ Reação de sequenciamento Eletroforese (Agarose e acrilamida corada com nitrato de prata) Sequenciamento de Sanger Análise de Sequenciamento de Sanger Análise de fragmentos

 

Técnicas de Biologia Molecular Aplicadas ao Diagnóstico Infecções e Doenças Humanas, Veterinárias e Zoonoses II (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Aspectos dos diagnósticos laboratoriais das zoonoses, para elucidação das doenças naturalmente transmissíveis entre osanimais vertebrados e os seres humanos. A disciplina deverá tratar sobre o estudo dasprincipais zoonoses do Brasil, com destaque para os mecanismos de transmissão e medidas deprevenção econtrole das doenças, com ênfase nas técnicas de diagnóstico utilizadas na bacteriologia,parasitologia, micologia, virologia, imunologia e biologia molecular. A disciplina abrangerá ostemas relacionados ao diagnóstico laboratorial, com o intuito de oferecer uma base aosdiscentessobre a compreensão das técnicas clássicas e inovadoras empregadas no diagnóstico daszoonoses, como as técnicas de detecção do agente infeccioso (isolamento bacteriano ou viral);técnicas sorológicas (ELISA, soroneutralização, imunodifusão, imunofluorescência); técnicas dehistopatologia (imunohistoquimica); técnicas de biologia molecular (vetores de clonagem e deexpressão, Southern blot, Northern blot, Western blot, PCR, RFLP, PCR em tempo real emétodos de sequenciamento de ácidos nucleícos).

 

Tópicos Especiais em Diagnóstico Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias I – Infecções Bacterianas Humanas (3 créditos, 45 horas)

Ementa: O conteúdo programático da disciplina Bacteriologia visa a atualização do diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas de origem bacteriana para que o aluno possa conhecer as principais características das infecções bacterianas como agente etiológico, patogênese, diagnóstico laboratorial, epidemiologia e tratamento. Programa teórico 1. Princípios gerais de Diagnóstico Microbiológico 2. Diagnóstico laboratorial de Infecções de Partes Moles: Abscessos, Exsudatos e Outros 3. Diagnóstico laboratorial de Infecções do Sistema Urinário 4. Diagnóstico laboratorial das Meningites Bacterianas Agudas 5. Diagnóstico laboratorial de infecções associadas ao sistema reprodutor 6. Diagnóstico laboratorial de Micobactérias: Tuberculose e Hanseníase Programa laboratorial (prática) 1. Diagnóstico laboratorial de Infecções de Partes Moles (Cultura, Isolamento e Identificação de Cocos Gram positivos); 2. Diagnóstico laboratorial de Infecções do Sistema Urinário (Prova de identificação de Bacilos Gram negativos); 3. Diagnóstico laboratorial das Meningites Bacterianas Agudas (Visualização e interpretação de lâminas de MBA); 4. Diagnóstico laboratorial de infecções associadas ao sistema reprodutor (Bacterioscopia de conteúdo vaginal e secreção uretral, Visualização e interpretação de lâminas de conteúdo vaginal e secreção uretral); 5. Diagnóstico laboratorial de Micobactérias: Tuberculose e Hanseníase (Visualização e interpretação de lâminas de BAAR).

 

Tópicos Especiais em Diagnóstico Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias II – Enteropatogenos Bacterianos Humanos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Ecologia, Epidemiologia e diagnóstico laboratorial de espécies emergentes e reemergentes das famílias Enterobateriaceae, Vibrionaceae, Aeromonadaceae e Campylobacteriacea;
O conceito de micro-organismo indicador para monitoramento de qualidade de água e os principais patógenos de veiculação hídrica; Atividades práticas envolvendo técnicas clássicas empregadas no diagnóstico laboratorial de agentes bacterianos veiculados através da água.

 

Tópicos Especiais em Diagnóstico Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias III – Micoses Humanas (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Biologia dos agentes, fisioatogenia, ecologia, epidemiologia e diagnóstico laboratorial das principais micoses humanas. Dermatomicoses, micoses de implantação, micoses sistêmicas e micoses oportunistas.

 

Tópicos Especiais em Diagnóstico Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias IV – Zoonoses (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Abrange a análise da gênese das infecções zoonóticas. Doenças transmissíveis, reservatórios e mecanismos de transmissão. Uso de reações sorológicas e microbiológicas e de aspectos básicos de biologia molecular aplicada a doenças zoonóticas. Zoonoses emergentes e reemergentes. Medidas preventivas aplicáveis ao controle das zoonoses. 

 

Tópicos Especiais em Diagnóstico Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias V – Imunologia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: O conteúdo da disciplina visa apresentar as principais técnicas de imunoensaios aplicadas ao diagnóstico laboratorial das doenças infecciosas e parasitárias, incluindo os seguintes temas: obtenção dos antígenos recombinantes, produção dos anticorpos monoclonais, imunoensaios para detecção de anticorpos, imunoensaios para pesquisa de antígenos e citometria de fluxo e suas aplicações em diagnóstico.

 

Tópicos Especiais em Tecnologias para Processos Educativos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Tipologias, formatos e modalidades de tecnologias para os processos educativos aplicados ao Diagnóstico e Análises Clínicas. Instrumentalização para pensar os processos educativos. Dimensões teórico-práticas para operacionalizar o desenvolvimento de tecnologias para os processos educativos. Análise crítica de estudos de produção-validação de tecnologias para os processos educativos.